domingo, 18 de maio de 2008

Era Jesus vegetariano?


Esta pergunta costuma gerar muita polêmica no meio religioso cristão. Será que Jesus realmente viveu nessa terra sem consumir nenhum tipo de carne animal? Seria o consumo de carne algo fora do plano divino para o homem? Tentarei responder esses questionamentos no transcorrer no texto de acordo com o meu ponto de vista sobre o assunto.
Um provérbio conhecido diz: " A Bíblia pode ser usada para justificar qualquer posição". Essa frase não é completamente falsa, uma vez que a história mostra que várias atrocidades já foram práticadas com justificativas "Bíblicas", como por exemplo a escravidão e a subjulgação da mulher. É dentro desse contexto que se torna necessário o uso da hermenêutica, uma ciência filosófica que auxilia na interpretação correta da bíblia. Com a utilização de animais pelos homens para o consumo alimentar, acredito estar também acontecendo um erro na interpretação Bíblica. Quando Deus criou o homem para viver no jardim do Éden, a dieta adotada era estritamente vegetariana, e com a entrada do pecado na terra, a raça humana foi aos poucos se degradando, até chegar em um determinado momento que Deus não mais tolerava o nível de deturpação do caráter humano e resolveu acabar com boa parte da população incrédula, através de uma forte chuva, conhecida como dilúvio. De acordo com o livro de Gênesis, após o dilúvio, toda a terra estava devastada, restando somente a família de Noé e os animais que adentraram à arca. Nesse momento histórico, Deus permite a entrada do consumo de carne. Como podemos notar, essa permissão foi pontual, apenas devido uma condição extremente necessária para a sobrevivência dos poucos que continuaram vivendo. É muita incoerência extender algo circustancial até os dias de hoje, em pleno século XXI, no qual a facilidade para se obter alimentos é muito maior se comparada à épocas Bíblicas.
A passagem Bíblica que descreve Jesus comendo peixes com seus discipulos, e multiplicando pães e peixes para a multidão, é constestável, uma vez que a palavra grega "fishweed" (um tipo de alga seca), tem sido traduzida para o inglês de maneira errada com o significado "peixe". A hipótese das algas secas parece ser mais plausível, pois estas continuam sendo um alimento bastante popular entre os camponeses palestinos, tais como as pessoas com que Jesus tinham contato.
Jesus pregou nessa terra o amor e a compaixão, e não fazia/faz parte dos seus planos o domínio dos animais pelos homens, quer seja para alimentação, vestimenta, entretenimento e pesquisa. Este tipo de comportamento é cruel, carecedor de sensibilidade e amor pelos seres viventes; atitudes incompatíveis com as evidênciadas por Jesus através da Bíblia. Nós devemos ser guardiões, protetores e respeitadores de todos os animais com os quais dividimos a dádiva da criação. Não existe justificativa moral, ética e lógica para dominarmos as demais espécies, seres sencientes que sofrem e possuem o mesmo interesse na liberdade física e emocional para viverem em plena harmonia.


"Sinto que o progresso espiritual requer, em uma determinada etapa, que paremos de matar nossos companheiros, os animais, para a satisfação de nossos desejos corpóreos. " Gandhi

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios